8 de fevereiro - San Pedro e arredores




No primeiro dia em San Pedro, optamos por não fazer grandes passeios, por um lado, para descansar da longa viagem do dia anterior e, por outro, para dar um tempo de adaptação maior com a altitude, já que os demais passeios tinham como destino a região do altiplano, sempre acima de 4.000m.

Pela manhã fomos dar uma volta na cidade. Como a cidade fica no meio do deserto e não tem ruas calçadas, a poeira é omnipresente. O ar é extremamente seco: A gente praticamente não sua e é bem fácil se desidratar. Todo mundo anda permanentemente com uma garrafa de água para tentar manter uma hidratação razoável.

Aliás, é recomendado não adoecer na cidade, se não tem que se visitar a única farmácia de San Pedro, que pode ser vista na fotografia abaixo.


Na cidade, tem um museu, bem organizado, que conta a história dos indígenas da região, já habitada há alguns milhares de ano. Além disso, há uma igreja típica da região

Há também um mercado de artesanato, no qual além, da produção da publicação local, dá para comprar chá de coca ou então folhas de coca para mascar. Dizem que ambos ajudam a combater os efeitos da "puna".






Ao entardecer, fomos até o Valle de la Luna, que fica a uns 15Km por estrada boa de San Pedro. Ali as paisagens são realmente espetaculares. As fotos falam por si.







Um comentário:

Alessandra disse...

Olá,
Gostaria de saber o modelo da máquina utilizada para fazer essas fotos.
Obrigada!