16 de fevereiro - para Cachi pela Ruta Nacional 40

Ao invés de voltar para Salta pela Ruta Nacional 68, optamos por fazer um desvio, tomando a Ruta Nacional 40 em direção ao Norte até Cachi, que fica a uns 2.200m de altitude.

A Ruta 40 é uma estrada famosa, pois começa na Patagonia, perto de Calafate, e vai costeando os Andes até o Norte da Argentina, já perto da Bolívia.

O trecho que decidimos percorrer segue os Valles Calchaquies, com estranhas formações de pedras, as mais espetaculares na Quebrada de las Conchas, mais ou menos na metade do caminho.

A estrada é de "ripio", ou seja o que chamamos aqui "de chão". Todos guias consultados dizem que a estrada "não é muito boa", mas, eu confesso que não imaginava que fosse o que assistimos! Para os 160Km levamos 5:30 horas. Acho que nunca consegui passar de 50Km/H no carro. A estrada variava de cheia de costeletas, para cheia de pedras e aí para cheia de curvas (com paredão de um lado e barranco de outro - sorte que só cruzamos por uns poucos caminhões).

Em compensação, a paisagem é, novamente, espetacular. Em um dos guias de viagem que consultamos, diz que um dos capítulos de Guerra nas Estrelas (o Império Contra-ataca?) teve cenas filmadas aqui.





Interessante é encontrar aqui, no meio do nada, uma instalação de um artista inspirado pela mão da natureza.



Uma cultura típica da região é a de pimenta, que é posta para secar no leito ou acostamento das estradas.



Chegamos a Cachi pelas 15:00, largamos as coisas na pousada (Hosteria El Cortijo), fomos comer uma empanada em um Café na praça central e saímos a "sacar" umas fotos.









Dica quente para os visitantes da região Noroeste da Argentina: Vá ao cemitério. De lá, sempre tem a melhor vista!



Eu gostei muito desta cidade, pena que não tivemos mais tempo para conhecer.

Distância percorrida neste dia: 165Km

Nenhum comentário: