5 de fevereiro - Salta-Tilcara-Salta ou Volte uma célula

Em uma viagem longa como esta, nem sempre tudo dá certo. Bom, este foi o dia em que as coisas deram errado:(

O plano original era sair de Salta em direção a Tilcara, na Quebrada de Humauaca, a uns 200Km ao norte de Salta, já no caminho para o Atacama. Eu havia reservado duas noites em uma pousada em Tilcara, pois a região é muito bonita. Além disso, como Tilcara fica a 2.500m de altitude, serve de aclimatação para a viagem a San Pedro.

Saímos lá pelas 10:00 de Salta. A viagem é tranquila, em parte com pista duplicada. Passamos ao largo de San Salvador de Jujuy e começamos a subida para Tilcara. O caminho é muito bonito e paramos várias vezes para tirar umas fotos.

Pouco antes de Tilcara, encontra-se Purmamarca, um vilarejo que tem uma montanha espetacular, chamada de "Cierro de las Siete Colores", considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Pelas fotos abaixo dá para ver de onde saiu a denominação.

Neste local, demos aquela bobeada clássica: Deixamos o carro na entrada da cidade, com toda bagagem dentro e com uma mochila amarela, bem chamativa, em cima do bagageiro, bem a mostra. Entramos na cidade só para dar uma olhada, olhada esta que virou um passeio de uma hora. Na volta, não deu outra: Haviam quebrado o vidro lateral traseiro e levado não só a tal mochila, mas também os notes e uma outra mochila que estavam no porta-malas.

Passado o susto, fizemos o inventário. Além do vidro, que obviamente tinha que ser reposto, nos haviam levado os carregadores das baterias das máquinas fotográficas, coisa imprescindível para quem está viajando para fotografar:(

Descobrimos que em San Salvador de Jujuy, a uns 100 Km dali, havia uma revenda Ford. Rumamos para lá e ela estava aberta, apesar de ser feriado na cidade (segunda de Carnaval). Eles não tinham o vidro, mas telefonaram a Salta e localizaram o mesmo na matriz da revenda. Assim, lá pelas 16:00 estávamos de volta a Salta, para repor o vidro. Fomos super bem atendidos na revenda Pussetto (algo me diz que com este nome não podem abrir filial no Brasil), mas tivemos que deixar o carro com eles, pois o tal vidro é colado e requer umas 12 horas para secar.

Dali fomos direto ao centro de Salta e milagre!: Encontramos uma loja de equipamento fotográficos que tinham tudo que necessitávamos: carregadores para as Nikon e para a G9, baterias e cartões de memória. Ou seja, saímos recarregados para a partida no dia seguinte. Coisa que no Brasil a gente só acha em São Paulo.